A elaboração de um vinho é um processo minucioso. Cada pequeno detalhe é importante, do cultivo ao engarrafamento. A escolha da garrafa é pensada pelo produtor. As cores, o formato e a espessura do vidro fazem toda a diferença na experiência de consumo da bebida.
As cores da garrafa são responsáveis por proteger o vinho da incidência de luz. Sendo uma bebida vida, que evolui a cada minuto, a influência da iluminação acelera a evolução. Logo, quanto mais escuro o vinho, melhor a proteção.
Garrafas verdes são as mais comuns. Elas retêm a luz de 30 a 60%. As garrafas âmbares protegem ainda mais, até 90%. Elas são mais utilizadas para vinhos de guarda. As garrafas transparentes protegem infimamente contra a luz e devem ser usadas para vinhos de consumo rápido, jovens.
Os formatos das garrafas são importantes para reter sedimentos e proporcionar um serviço mais adequado. Eles refletem a região onde foram criados e o estilo do vinho lá elaborado.
E o fundo da garrafa? Por que alguns são mais profundos que outros? Não há consenso sobre a concavidade. Pode ser devido ao fácil empilhamento das garrafas nas caves, garantindo uma maior segurança. Pode ser para o acúmulo de possíveis sedimentos, pode ser para facilitar o serviço.
Tamanhos das garrafas de vinho
Taça: 187ml
Meia Garrafa: 375 ml
Convencional: 750 ml
Magnum: 1,5 L
Jeroboam: 3 L
Rehoboam: 4,5 L
Matusalém: 6 L
Salmanazar: 9L
Baltazar: 12 L
Nabucodonosor: 15 L
Melchior: 18 L
Modelos de garrafas de vinho
Borgonhesa
A garrafa criada em Borgonha é robusta, não tem ombros e é usada majoritariamente para vinhos de Pinot Noir e Chardonnay.
Bordalesa
A garrafa de Bordeaux é também chamada de standard, por ser a mais tradicional, usada no mundo todo. Ela tem ombros estreitos, pescoço não muito comprido e bojo cilíndrico.
Champagne
A garrafa de champagne foi pensada para suportar a pressão interna do gás carbônico. Ela é grossa, com formato parecido com o da garrafa borgonhesa, mas ainda mais ovalado. Ela é usada para todos os tipos de espumantes.
Alsácia
A garrafa de modelo da Alsácia é longilínea e estreita, seguindo o tipo ovalado de Borgonha. Elas são usadas para vinhos brancos, principalmente de Riesling e Gewürztraminer.
Do Porto
Os vinhos do Porto têm uma garrafa escura, de pescoço grosso e ombros angulares para retenção de borras. Vários outros tipos de vinhos licorosos usam esse formato.