O termo blanc de blancs se refere a espumantes. Ele começou a ser escrito nos rótulos de champanhe na década de 40, mas só se popularizou recentemente. Esses exemplares têm sido cada vez mais conhecidos e procurados para ser servido em eventos, por causa de seu frescor e leveza. Blanc de blancs são os espumantes feitos apenas com uvas brancas.
Em Champagne, o champanhe ser blanc de blancs significa que ele é elaborado só com a uva Chardonnay, a uva branca mais usada para esse nobre espumante.
Inclusive, acredita-se que a criação do termo foi feita justamente para diferenciar champanhes feitos apenas de Chardonnay dos mais tradicionais, elaborados a partir de mistura das uvas permitidas na denominação de origem, tintas e brancas.
Então o champanhe blanc de blancs é na verdade uma exceção, já que a tradição desse célebre vinho francês é o assemblage.
Apesar de ter surgido na França, o termo blanc de blancs é usado em espumantes do mundo todo, tanto varietais quanto blends. Mas apenas uvas brancas podem ser usadas. Caso o espumante também leve uvas tintas em sua composição, além de brancas, ele não leva nenhum nome em seu rótulo.
Agora se ele for feito apenas com uvas tintas, aí é chamado de blanc de noir. Ele é muito mais difícil de ser encontrado e adquire um pouco de cor, por causa da pigmentação das cascas das uvas tintas.