Geral

Conheça a francesa Marselan

A uva Marselan é uma variedade tinta que tem tido cada vez mais destaque no mundo do vinho. Ela é uma das sete castas novas aprovadas pelos produtores das denominações de origem de Bordeaux e Bordeaux Superièur e aguarda aprovação final pelo INAO (Institut National de L’Origine et de La Qualité).

A Marselan foi criada pelo ampelógrafo (botânico especialista em videiras) francês Paul Truel, a partir do cruzamento da Cabernet Sauvignon com a Grenache, em 1961. Seu nome é uma homenagem à cidade de Marseillan. Ele trabalhava no INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França) e estava em busca de uma uva que tivesse alta produtividade e ao mesmo tempo fosse resistente.

Seu sucesso não foi imediato. A Marselan só começou a se destacar de fato décadas depois da sua criação, quando algumas regiões francesas resolveram apostar em variedades resistentes, como o Vale do Rhône e Languedoc-Roussillon. Os vinhos provenientes dela são intensos, com coloração forte, corpo médio e boa concentração de taninos. Os aromas mais frequentes são de frutas vermelhas frescas e cacau.

Além da França, a Marselan se adaptou muito bem a outros países produtores, como Argentina, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e Espanha, sobretudo em áreas de clima mais quente. Seus vinhos são versáteis, excelentes para harmonizar com carne suína, embutidos e massas à bolonhesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *